Amistoso de futsal com ex-craques da seleção brasileira reabre o Ronaldão.

João Pessoa PB 13/03/2015

 

De um lado, a Paraíba, representada pelos “Amigos de Fininho”. Do outro a Seleção PERNAMBUCANA de Futsal.

 

Foi com este duelo amistoso, que contou com a presença de ex-jogadores da seleção brasileira de futsal, que o Ginásio Ronaldão foi reinaugurado. A partida festiva aconteceu na noite desta quinta-feira e contou com o pontapé inicial do governador Ricardo Coutinho.

Pelo lado dos paraibanos, a estrela foi o paraibano Fininho, bicampeão mundial; já pelos pernambucanos, o também campeão mundial Edinho. E no fim, um empate em 2 a 2.

O paraibano falou da obra após o jogo:

- Já joguei aqui com a seleção brasileira e na época lamentei as condições do ginásio. Hoje me sinto orgulhoso de jogar novamente ao lado de amigos e dos meus conterrâneos em um espaço moderno e renovado – declarou o ex-atleta paraibano.

Aos 42 anos, Fininho, que atualmente é treinador de futsal no interior da Bahia, vestiu um uniforme vermelho e preto e entrou em quadra para comprovar que uma vez craque, sempre craque. Já no primeiro tempo, o paraibano ajudou seus companheiros a terem mais posse de bola, distribuiu toques de letra e lançamentos precisos, com a calma de quem sabe o que está fazendo. Apesar disso, foi o time do “técnico” Edinho quem chegou com mais perigo à trave paraibana.

- Estou com uma lesão no joelho e, por isso, infelizmente não pude entrar em quadra. Então fico aqui de fora, ajudando os colegas. Mas de qualquer maneira, estou muito feliz por fazer parte dessa festa e rever nossos irmãos paraibanos – explicou o ex-jogador pernambucano que sagrou-se campeão mundial em 1992, em Hong Kong, na China.

 

Coube ao governador Ricardo Coutinho o pontapé inicial da partida (Foto: Secom-PB)

Edinho viu o pivô pernambucano, Charles, ter pelo menos duas chances de abrir o placar. O ala Dudu também fez o goleiro paraibano, Eduardo Gargamel, fazer boa defesa.

Fininho ainda chegou a assustar a defesa PERNAMBUCANA com um chute forte a GOL, antes de ir para o banco descansar, na metade do primeiro tempo.

 

- Deu uma cansadinha, mas já estou recuperado. Estou à disposição para na hora que o time precisar eu entrar novamente. A gente deu uma segurada nesse primeiro tempo, até porque se trata de um jogo festivo. Mas no segundo tempo vamos jogar pra valer – brincou o paraibano.

Na volta para o segundo tempo, Fininho fez valer a declaração. Soltou uma bomba da lateral esquerda e fez o goleiro pernambucano, Maromba, fazer uma boa defesa. Mas foi o time visitante deu a resposta. Abriu o placar Pedrinho, aos três minutos, depois de um contra-ataque puxado por Charles. O pivô pernambucano também deixou o dele, aos nove minutos do segundo tempo: 2 a 0.

Os visitantes queriam mesmo estragar a festa paraibana e continuava no ataque, até que, após cobrança de escanteio para os “Amigos de Fininho”, Ricardo Ambrósio chutou de primeira. A bola ainda quicou no chão antes de matar o goleiro e balançar a rede dos pernambucanos. Paraíba 1 x 2 Pernambuco.

Perto do fim da partida, entrou em quadra a peça fundamental que salvaria o time da casa. Juan Felipe, de apenas 16 anos, participou de uma promoção realizada pelo Governo do Estado, por meio das redes sociais, e ganhou o direito de jogar a partida festiva ao lado de craques do futsal por três minutos.

Foi só o que ele precisou para marcar o dele e empatar o jogo para a Paraíba. Numa jogada iniciada por Riva na ponta esquerda, Juan recebeu a bola na entrada da área e deu um chute certeiro para empatar o jogo.

- Foi uma grande emoção para mim, até porque serve de experiência jogar com grandes craques – disse o garoto que joga no time da pousada do Conde, no litoral sul paraibano.

 

A reforma

De acordo com a Superintendência de Planejamento de Obras do Estado da Paraíba (Suplan), o total de INVESTIMENTOS na reforma do Ginásio Ronaldão foi de R$ 2,3 milhões. Um dos destaques da obra é a preocupação com a acessibilidade. Dos 3.636 assentos, 147 foram destinados a pessoas com algum tipo de necessidade especial.

Segundo o Secretário de Esportes da Paraíba, Tibério Limeira, o piso utilizado na nova quadra tem padrão internacional e dá condições para que o equipamento possa receber grandes eventos esportivos.

- Vamos conseguir atender aos nossos atletas e federações. Daremos preferência aos atletas do futsal, basquete, handebol e vôlei e às suas respectivas federações para fortalecer as equipes que defendem e representam a Paraíba nas competições. Também atenderemos às escolinhas envolvidas pelo Programa GOL de Placa e que já utilizavam o ginásio antes da reforma – explica o secretário.

Na ocasião, também foi entregue, totalmente reformada, a pista de bicicross, conhecida por Paraibinha. A pista, que chegou a ser considerada a terceira melhor do país, estava fechada há pelo menos quatro anos e volta a servir de local de treino e competição para os atletas da modalidade.

11. SOL, Diego

2. DO SANTOS, Jave

3. GARCIA, Carlos

4. VILLAR, Ricci

5. CARELLI, Miguel

Rua Doutor Severino Procópio, Expedicionários, João Pessoa - PB - CEP 58041200. Ginásio Padre Hildon Bandeira – 1º andar

CNPJ: 08.808.321/0001-29   Telefone  (83) 99697-9845 -  e-mail: futsalpb@hotmail.com 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now